Hoje é dia de feira

Na postagem Vamos às compras?!, dei algumas dicas sobre fazer compras no supermercado, hoje, o assunto é ir à feira! 
Minhas compras são divididas em três etapas: supermercado, hortifruti e açougue. Nunca gostei de comprar frutas e verduras em supermercado, tenho a impressão que elas estão impregnadas de agrotóxicos, por isso, optava por um mercado especializado em hortifruti, mas ultimamente tenho procurado ir à feira livre, pois acredito que seja mais fácil encontrar produtos mais frescos, orgânicos e provenientes de agricultura familiar. Se na sua cidade tiver feira de agricultura orgânica, essa será a melhor opção. O vídeo Comida que alimenta, postado aqui no Cozinha para uma, fala sobre a importância de frequentarmos as feiras livres. 
Para quem frequenta as feiras livres, o ideal é ir bem cedo para pegar produtos mais fresquinhos. Confesso que não tenho essa disposição, ainda mais que na minha cidade, a feira é dia de sábado. No fim da feira, os produtos estão mais baratos, mas em compensação, a qualidade é inferior. Se você optar por supermercados ou hortifrutis, procure se informar sobre o dia em que a mercadoria chega, assim, você comprará produtos mais frescos.
Comprar frutas e hortaliças requer alguns cuidados, visto que são alimentos muito perecíveis, a maioria não dura nem uma semana, principalmente, aqueles vegetais que amadurecem rápido, aí não tem jeito, a compra deve ser semanal. Tem gente que tem vergonha de entrar no mercado e comprar um tomate, eu compro. Compro um tomate, um pimentão, duas cebolas, compro aquilo que sei que vou usar. Certa vez, estava na casa de minha mãe e ela pediu para eu comprar cebolas, quando cheguei em casa, ela me perguntou se comprei pra mim, pois, segundo ela, havia comprado poucas.
Para as frutas e hortaliças que amadurecem muito rápido, o ideal é comprá-las ainda um pouco verdes, para evitar que estrague antes de você consumir tudo. No caso do tomate, um boa dica é comprá-lo verde e esperar uns três dias antes de consumir (isso ajuda a eliminar o resíduo de agrotóxico).
Com relação às frutas, compre somente àquelas que gosta e que sabe que vai consumir. Uma das coisas que acho ruim de morar sozinha são as frutas que chamo de "frutas coletivas" como a melancia, acho impossível uma pessoa sozinha dar conta de uma melancia inteira, nesse caso, ou você compra fatiada ou você compra e divide com a vizinhança, tem lugares que vendem fatias individuais e tem lugares que só vendem a fruta inteira. Abacaxi, melão e mamão, que são frutas que não dá para comer de uma vez só, geralmente, eu faço a opção, ou compro uma ou compro a outra, numa semana compro uma, na outra semana, compro a outra. Ou compro o mamão verde e como as outras enquanto ele amadurece.
No caso das hortaliças, eu procuro sempre as menores, a menor batatinha, a menor cenoura, o menor tomate, o menor maço de coentro e por aí vai. Enquanto minha mãe vai nos maiores, eu vou sempre nos menores. Os menores também terão menos agrotóxico e o consumo é mais rápido, assim, você evita que a hortaliça fique rolando por dias na geladeira e estrague.
É importante programar bem as compras na feira e evitar os excessos, lembre-se que você investiu dinheiro naquilo e quando você joga alimentos no lixo, é como se jogasse o seu dinheiro fora.
Boas compras!

Comentários