Pedido da leitora: Frango!


Nossa... quanto tempo sem postar, minha vida está uma correria só e não tem sobrado tempo para o blog. Estava morrendo de saudade e hoje resolvi deixar as obrigações de lado e escrever uma receitinha. Estou cheia de fotos dos pratos que tenho feito, agora é assim, faço alguma coisa e tiro foto para publicar as receitas aqui. 
A postagem de hoje atende a um pedido da minha leitora e prima Leila. Ela pediu para eu ensinar a fazer frango (demorou, mas chegou, prima, talvez você até já saiba fazer, mas mesmo assim, vou passar a minha ideia). Para compensar a espera, postarei duas receitas de frango, grelhado e assado (o básico mesmo).
Eu sempre gosto de cozinhar bem os alimentos, não gosto de nada cru, nem mal passado. Alimentos bem cozidos representam baixo risco de contaminação microbiológica, pois o tempo e a temperatura de cozimento eliminam os micro-organismos do alimento. Cozinhando lentamente, os alimentos pegam melhor o sabor também. Para evitar que os alimentos cozinhem por fora e fiquem crus por dentro, eu sempre uso o fogo baixo, porque assim eles cozinham lentamente e, no caso, do frango, corto o filé de peito para ficar mais fino e cozinhar bem por dentro.
Para o frango assado, eu utilizei frango a passarinho. Eu gosto de comprar frango assim, porque o frango já vem cortadinho e tem diferentes partes do frango. Para fazer assado e cozido, prefiro esse, eu, particularmente, acho que o peito de frango fica sem gosto, quando feito dessas formas. Vamos às receitas.

Frango grelhado
1/2 filé de frango
1 dente de alho
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
  1. Corte o filé no sentido do comprimento, lave com água e limão. Amasse o alho junto com o sal e a pimenta e passe no frango. Deixe uns dez minutos para pegar o tempero.
  2. Utilize uma frigideira antiaderente, coloque um fio de azeite (apenas o suficiente para untar), espere aquecer e coloque o frango, tampe a frigideira e deixe o fogo bem baixinho. 
  3. O frango vai soltar líquido e é nesse líquido que ele cozinha, assim ele cozinhará de forma lenta e por completo. Se não soltar líquido, coloque um pouco de água na vasilha que você amassou o tempero, lave e jogue por cima do frango. 
  4. Tampe a frigideira. Vá virando o frango até ele cozinhar e ficar douradinho. Quando ele tiver bem cozido, você pode aumentar o fogo para ele dourar. Pronto, agora é só servir! Bom apetite!



Frango Assado
3 ou 4 pedaços de frango a passarinho
1 dente de alho
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
  1. Lave o frango com água e limão. Amasse o alho junto com o sal e a pimenta e passe no frango, espere uns 20 a 30 minutos.
  2. Aqueça o forno em temperatura média (180 – 200ºC), coloque um pouco óleo ou azeite num refratário, somente para untar, acrescente o frango e leve ao forno.
  3. Asse até ficar bem douradinho, cerca de uns 30 minutos.
  4. Quando o frango já estiver cozido, você pode aumentar a temperatura do forno para acelerar o processo.

Bom apetite!!!


Comentários