Reciclagem de comida - Omelete



Sabe aquela carne de ontem que fica enrolando na geladeira e você fica sem querer comer? Às vezes, é aquele pouquinho que sobrou do almoço e era muito para comer na hora e pouco para a próxima refeição. Que tal reciclar e deixá-la com uma cara novinha!?
Já disse aqui no blog que acho super bacana o reaproveitamento, ou reciclagem, dos alimentos. Existem duas comidas que eu só faço assim, omelete e sopa (a sopa eu já ensinei aqui). Geralmente, eu já faço a comida pensando nessa reciclagem. Uma forma muito prática de se aproveitar carne é transformando-a em carne moída, e dá para fazer vários pratos com ela. Hoje, vou ensinar a fazer omelete. 
Você pode juntar sobras de carne de alguns dias e depois moer tudo junto. Cresci vendo minha mãe fazer isto, ela pegava as carnes de dias anteriores, colocava tudo no processador para moer e transformava no recheio da omelete. Eu comprei um mini-processador para essa finalidade: fazer o recheio da omelete. Claro, que se você quiser, pode fazer o recheio sem reaproveitamento, mas eu acho mais legal fazer assim. Você pode utilizar outros recheios como frango, queijo, legumes ou que a sua imaginação mandar.
A minha omeleteira é igual à essa da foto, são duas frigideiras, uma sobre a outra (número 16). Ainda dá para fazer panqueca, mas isso é assunto para outra postagem.

Ingredientes
Omelete
2 ovos
1/2 colher de sopa de farinha de trigo
1 pitada de sal

Recheio
Sobras de carne
Tempero: coentro, cebolinha, tomate, pimentão e cebola
½ colher de sopa de manteiga

Farofa
1 colher de sopa de manteiga
Farinha de mandioca
Sal a gosto

Modo de preparo
Prepare primeiro o recheio
  1. Corte as carnes e o tempero;
  2. Coloque tudo no processador para moer (se você não tiver processador, pode cortar tudo miudinho. Eu nunca usei o liquidificador para esta finalidade, mas acredito que funcione);
  3. Aqueça uma frigideira, coloque a manteiga para derreter e refogue o recheio; 
  4. Reserve.
Prepare a omelete
  1. Separe as claras das gemas e bata as claras em neve;
  2. Em seguida, acrescente as gemas, bata para misturar;
  3. Adicione a farinha de trigo e o sal, bata mais um pouco;
  4. Unte a omeleteira com óleo, coloque em fogo baixo, quando o óleo aquecer, despeje a metade da mistura de ovo, adicione o recheio e o restante do ovo por cima, feche a omeleteira e vá virando até ficar dourado. Se necessário, solte as laterais com a ajuda de uma espátula;
  5. Se você não tiver omeleteira, pode usar uma frigideira, nesse caso, você põe toda a mistura de ovo e coloca o recheio por cima, espera cozinhar um pouco, quando o ovo começar a endurecer, você fecha a omelete, como se fosse um pastel, deixe dourar de um lado, depois vire para dourar o outro lado.
Para a farofa 
  1. Na mesma frigideira que você refogou a carne, coloque a manteiga, quando derreter, acrescente a farinha de mandioca, misture bem e acerte o sal (cuidado para não queimar);
  2. Coloque a omelete num refratário e despeje a farofa por cima.
Bom apetite!!!

Comentários

  1. Tenho carne antiga na geladeira, uma omeleteira igualzinha a tua e o mini processador que você me deu, lembra? Então, vou comer omelete, amanhã :-).

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro sim, o mini-processador que comprei para fazer omelete agora é seu, preciso comprar outro, lembre de mim toda vez que usá-lo. Isso, faz a omelete e recicla a comida! beijos

      Excluir

Postar um comentário