Mini-torta de abacaxi



Esse é um dos meus bolos favoritos, mas eu raramente fazia porque só tinha forma grande, então eu só fazia quando tinha público ou quando ia para casa da minha mãe, aliás eu sempre faço quando vou pra lá. Resolvi os meus problemas quando comprei a forma pequena, já falei sobre ela aqui.
Essa foi a primeira receita que fiz na mini-forma, fiz o bolo com um ovo achando que seria a quantidade ideal para a forma e foi muito, o bolo derramou, mas fazer bolo com meio ovo já é loucura (rs), então, eu coloco a sobra da massa em outra forma. Como a quantidade de massa desse bolo é pouca, eu bato na mão mesmo, não uso batedeira.
Para fazer a cobertura, é necessário caramelizar o açúcar para colocar o abacaxi, para isso, eu uso uma panela e depois coloco o açúcar na forma. É preciso colocar abacaxi nas laterias da forma, se não, o abacaxi fica grudado no fundo e o bolo fica difícil de desenformar.

Ingredientes
2 a 3 rodelas de abacaxi
1/4 de xícara de açúcar para caramelizar
50g de manteiga
1/3 de xícara de chá de açúcar
1 ovo
2/3 de xícara de chá de farinha de trigo com fermento
1/3 de xícara de chá de leite ou leite de coco

Modo de preparo
  1. Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo, quando estiver caramelizado (cuidado para não queimar), despeje com cuidado na forma e espalhe pelo fundo e laterais, coloque a rodela de abacaxi no fundo e pedaços de abacaxi nas laterais, reserve;
  2. Em uma tigela, coloque a manteiga e bata com o batedor de arame até ficar cremosa;
  3. Acrescente o açúcar, bata até incorporar bem e a massa ficar esbranquiçada;
  4. Em seguida, acrescente o ovo e misture bem;
  5. Acrescente a farinha de trigo peneirada e, por fim, o leite (ou leite de coco) e misture bem;
  6. Despeje a massa sobre a forma caramelizada (deixe um espaço da largura de um dedo entre a massa do bolo e a borda da forma para não derramar);
  7. Leve ao forno pré-aquecido até ficar dourado, aproximadamente 30 minutos  (fure o bolo com um palito, se sair limpo, está assado);
  8. Desenforme e sirva (esse é o único bolo que não gosto quente).
Observação: Coloque o restante da massa em outra forma untada e enfarinhada ou faça outra torta de abacaxi.
Bom apetite!!!

Comentários

  1. Hermana, a torta está um mimo, e a receita no ponto.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Juli, tentarei fazer esta receita e assim que fizer te conto o resultado. Ahhh... terei que providenciar uma mini-forma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo, me conta mesmo, Grazi!! Eu comprei a minha na Le Biscuit. Beijos

      Excluir

Postar um comentário