Comida baiana: Moqueca de peixe



Na casa da minha mãe, às sexta-feiras, quase sempre, tem moqueca de peixe, essa é a forma mais baiana de preparar um peixe. Eu, boa baiana que sou, amo moqueca. Existem várias formas de prepará-la e dois ingredientes são básicos: o leite de coco e o azeite de dendê. Essa que vou apresentar é a minha forma de fazer e acho super fácil. 

Para mim, o melhor peixe para se fazer moqueca é o vermelho (aprendi com minha mãe), mas dependendo de onde você more, não vai ser tão fácil encontrá-lo e pode ser mais caro do que outros peixes, então, você pode usar o peixe da sua preferência, desde que, seja em posta. Eu, particularmente, não gosto de fazer moqueca com filé, acho que fica sem sabor, tem que ser em posta mesmo.

A quantidade do azeite de dendê pode ficar ao seu critério, fique à vontade para aumentar ou diminuir o que essa receita pede. Para dar um sabor todo especial à sua moqueca, você pode colocar pimenta de cheiro ou dedo de moça (ou outra de sua preferência) picada (retire as sementes e pique a pimenta), isso se você gostar de pimenta, é claro!

Ingredientes
1 posta média de peixe
1/3 de xícara de chá de leite de coco
1/2 colher de sopa de azeite de dendê
1 dente de alho
4 rodelas de pimentão
4 rodelas de tomate
2 rodelas de cebola
1/2 limão
coentro e cebolinha
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
  1. Lave o peixe em água corrente e deixe de molho em água com o limão espremido por cerca de 10 minutos;
  2. Descasque e amasse o alho junto com o sal e a pimenta do reino, passe no peixe e deixe descansar por, no mínimo, uma hora (para pegar o tempero);
  3. Numa frigideira pequena, coloque o leite de coco e o peixe, tampe e deixe cozinhar um pouco em fogo baixo, vire a posta de peixe e deixe cozinhar mais um pouco;
  4. Acrescente o coentro, a cebolinha e o azeite de dendê, tampe e deixe cozinhar;
  5. Se estiver com pouco caldo, acrescente um pouco de água quente;
  6. Vire mais uma vez, regue o peixe com o próprio caldo e acerte o sal;
  7. Quando o peixe estiver quase cozido, acrescente o pimentão e a cebola, espere cozinhar um pouco e, por fim, acrescente o tomate;
  8. Tampe, deixe cozinhar por um minuto, mais ou menos e apague o fogo;
  9. Sirva em seguida. 
Bom apetite!!!

Comentários