Um bolo para celebrar


Para fechar o ano, uma receita para celebrar! Acho que já deu para perceber que eu amo fazer bolo, bolo remete à partilha, é tão bom dividir um bolo com alguém.

Quem me visita na minha casa sempre vai receber um bolo de presente, bolo deixa a casa com cara de lar, é um mimo que você faz em quem lhe visita, bolo me remete à casa da minha mãe, à casa da minha avó, então nada melhor que fazer um bolo para celebrar o final do ano e convidar os amigos para partilhar. Esse bolo é com gotas de chocolate e calda ganache.

Para finalizar, agradeço a vocês que me acompanharam até aqui, faço votos que continuem me acompanhando no ano de 2017, desejo a vocês um ano de muita luz, realizações e muitas, muitas receitas.

Ingredientes
Bolo
150g de manteiga
1 xícara de chá de açúcar
3 ovos
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 garrafinha de leite de coco
50g de chocolate ao leite

Calda Ganache
100g de chocolate ao leite
90mL de creme de leite sem soro ou fresco

Modo de preparo
Bolo
  1. Pique o chocolate em pedaços bem pequenos;
  2. Na batedeira, coloque a manteiga e bata até que ela fique clara; 
  3. Em seguida, acrescente o açúcar e bata até que forme uma massa macia e esbranquiçada;
  4. Enquanto você bate a manteiga e o açúcar, pré-aqueça o forno em 180°C e passe manteiga (unte) e farinha de trigo (polvilhe) uma forma de anel;
  5. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente os ovos, um a um (quebre cada ovo separadamente em uma vasilha e depois acrescente à mistura);
  6. Bata mais um pouco até que a massa fique homogênea e o aroma do ovo não esteja muito pronunciado;
  7. Desligue a batedeira, com a ajuda de uma espátula misture a farinha de trigo peneirada e o leite de coco, misture bem;
  8. Acrescente o chocolate picado, misture e coloque na forma (Se você utilizar farinha de trigo sem fermento, acrescente duas colheres de sopa de fermento);
  9. Leve ao forno por cerca de 40 minutos, até o bolo ficar dourado. Espete um palito, se ele sair limpo, o bolo está bom. Deixe esfriar.
Cobertura
  1. Leve uma panela com água ao fogo para fazer o banho-maria;
  2. Pique o chocolate, coloque numa tigela de vidro e junte o creme de leite;
  3. Coloque a tigela sobre a água, mas sem deixar o fundo da tigela encostar na água, mexa bem até derreter o chocolate;
  4. Espere esfriar e coloque sobre o bolo.
Observação: Se quiser um bolo com mais chocolate, pode colocar uma barra inteira de chocolate (125g).
Bom apetite!!!



Visite o blog Cozinha pra uma no novo endereço: www.cozinhaprauma.com.br

Comentários