Pão de Tia Lourdinha


Tia Lourdinha é minha mãe e é assim que as pessoas se referem a esse pão: "Pão de Tia Lourdinha". Essa foi uma das receitas que eu mais vi mainha fazer na minha infância, sábado era dia de fazer bolo e pão de assadeira, esse era o título da receita escrita em próprio punho por ela, que de tanto usar, a folha, onde estava escrita, se soltou do caderno de receitas e ficou toda manchada e amassada. Quando penso nesse pão, lembro das idas, minhas e de minhas irmãs, até a padaria no sábado pela manhã para comprar o fermento fresco. Um belo dia, a padaria parou de vender o fermento e ficamos sem o tal pão, até descobrirmos o fermento seco, mas o pão não ficava com o mesmo sabor.
Essa receita foi uma das primeiras que eu guardei na memória e, mesmo depois de muitos anos sem fazê-la, lembrei de todas as quantidades, quando fui solicitada por minha irmã Cláudia. De imediato, tive vontade de fazer e viajar no tempo.  
Dizem que é impossível duas comidas saírem iguais, esse pão comprova isso. Minha mãe passou essa receita para muita gente, mas ninguém é capaz de fazer igual ao dela, talvez seja o jeito serelepe dela de mexer a massa que deixa o pão dela diferente, eu até tento imitar esse jeito, mas não consigo. 
Essa é a receita de pão mais simples que eu conheço, a massa vai no liquidificador, não precisa sovar e só cresce uma vez, antes de ir ao forno, o resultado é um pão bem macio e saboroso. Minha mãe coloca para assar numa assadeira grande e não desenforma (daí o nome Pão de assadeira), eu adaptei a receita para a forma de bolo inglês. 

Ingredientes
2 ovos
1 1/2 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de açúcar
1/2 copo de óleo
1 copo de leite morno
1/2 colher de sopa de sal
30g de fermento biológico fresco (2 tabletes) ou 10g de fermento biológico seco (um pacote)
400g de farinha de trigo

Modo de Preparo
  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto a farinha de trigo;
  2. Coloque a massa numa vasilha, adicione a farinha de trigo aos poucos e mexa bem com uma colher grande (a massa fica um pouco pesada, não é necessário sovar, ela fica mole mesmo);
  3. Coloque a massa do pão numa forma de bolo inglês untada e enfarinhada, cubra com um pano seco e deixe fermentar por cerca de 15 minutos;
  4. Enquanto isso, pré-aqueça o forno em 200°C;
  5. Leve o pão ao forno e deixe assar até ficar dourado;
  6. Retire o pão do forno, passe manteiga por cima e salpique queijo ralado.
Bom apetite!!!

Comentários

  1. Adorei!! Receita fácil e prática de fazer, e sei que minha irmã"Tia Lourdinha" é ótima em tudo que faz.

    ResponderExcluir
  2. Hermana, que texto lindo e tão verdadeiro! Obrigada por ter me feito viajar, através de suas palavras. Muita emoção! O pão de mainha é mesmo um sucesso. Tem um sabor e uma textura inesquecíveis. Eila, por exemplo, jamais esqueceu. Lendo a receita, fui a muitos instantes que rondam o pão de mainha. Deixo aqui alguns: 1) a gente comendo o pão ainda quente com deli, 2) a assadeira esfriando no chão da cozinha, 3) o dia em que painho sem querer pisou no pão, e a gente riu muito - escondido deles, claro, rs...

    Um beijo grato e com muito amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que gostou, hermana!!
      Realmente são muitas lembranças em torno deste pão... adorei as que você resgatou.
      Beijos

      Excluir

Postar um comentário