Um esclarecimento sobre a ricota


       Tenho visto em vários blogs e sites de culinária, uma receita de ricota em que se utiliza apenas leite e vinagre, isso não é ricota!!!
Para início de conversa, o ingrediente principal da ricota não é o leite, e sim, o soro de leite. Esse soro é obtido a partir da fabricação do queijo e é uma alternativa para o aproveitamento desse soro, portanto, a ricota, nada mais é, que um subproduto do queijo. O artigo 610 do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA) diz que "Ricota fresca" é o produto obtido da albumina de soro de queijos, adicionado de leite até 20% (vinte por cento) do seu volume. Logo, se o produto é feito exclusivamente de leite, não pode ser chamado de ricota.
Durante a fabricação do queijo, ocorre a solidificação da proteína do leite, onde a gordura é presa, na dessora (saída do soro), as proteínas que são solúveis, ou seja, que não se solidificaram no queijo, são liberadas no soro junto com a maior parte da lactose, entre essas proteínas está a albumina, responsável pela formação da ricota. 
       O valor calórico de um alimento é composto pela quantidade gordura, proteína e carboidrato presentes no alimento, sendo que, a gordura fornece o dobro de caloria da proteína e carboidrato. Como a maior parte da gordura do leite fica presa no queijo, o soro é pobre em gordura e, é por isso, que a ricota é um queijo magro, de baixa calória, utilizado em dietas de restrição calórica e algumas pessoas acham “sem sabor”.
Segundo o site da marca Tirolez, os ingredientes da ricota são “soro de leite, leite pasteurizado desnatado, acidulante ácido láctico e conservador sorbato de potássio”. Na lista de ingredientes de um alimento, o primeiro ingrediente é sempre o que está presente em maior quantidade.
Logo, se você faz a “ricota” só com leite, você não está fazendo ricota e está fazendo um produto mais calórico e gorduroso.

*imagem retirada da internet

Comentários